0º C

04 : 35

Programa KWENDA: segunda fase com foco na nutrição, formação e resiliência das famílias

O Programa KWENDA entra oficialmente na Segunda Fase a 6 de Outubro de 2025, com um acto público no município do Andulo, província do Bié, presidido pela Ministra de Estado para a Área Social.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

Após seis anos de implementação no meio rural, a Primeira Fase do KWENDA, desenvolvida entre 2019 e 2025, destacou-se pela transferência directa de rendimentos às famílias vulneráveis, pelas acções de inclusão produtiva e pelo apoio à municipalização da acção social, que facilitou o acesso a documentos essenciais como o Bilhete de Identidade e a Cédula Pessoal. O reforço do Cadastro Social Único foi igualmente uma das dimensões estruturantes desta etapa.

A nova fase do programa, com duração até 2029, traz novas prioridades, entre as quais se destacam o reforço do capital humano, com enfoque na nutrição e na primeira infância, e a formação técnica, financeira e microempresarial das famílias beneficiárias. Esta etapa prevê ainda mecanismos de poupança solidária, o fornecimento de insumos e ferramentas de trabalho e o reforço da resiliência face aos choques climáticos.

Segundo uma nota divulgada pelo IDL, a que a Pontual teve acesso, pela primeira vez, o KWENDA passará a abranger algumas capitais provinciais, alargando o apoio às categorias de vulnerabilidade social, designadamente pessoas com albinismo, pessoas com doenças crónicas, idosos em situação de isolamento, crianças e jovens com necessidades especiais e pessoas com deficiência.

O KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que visa reduzir a pobreza e promover a inclusão social das famílias mais vulneráveis. O programa é financiado em 400 milhões de dólares pelo Banco Mundial e 120 milhões de dólares pelo Tesouro Nacional, totalizando um investimento de 520 milhões de dólares para os próximos quatro anos.